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O fator humano na comunicação

Você já ouviu falar do “Marketing Human to Human” ou “Marketing H2H”? 

Até bem pouco tempo atrás existiam duas categorias predominantes de gestão que serviam como foco para o marketing empresarial, classificadas como B2B  e B2C. 

Na prática, as ações comerciais e de marketing são focadas principalmente no ciclo de vendas e nos resultados. Acontece que o perfil dos consumidores mudou e isso exigiu que as empresas adaptassem suas formas de trabalho para a criação de uma relação mais humana com o seu público de interesse. Daí nasceu o Marketing H2H, ou Marketing Human to Human.

No Marketing Human to Human, o cliente requer uma atenção especial e a abordagem deve ser, claro, mais humana, criada para tocar as pessoas. É preciso que a empresa tenha um rosto, um dono, uma voz que seja a personificação da marca e que transmita confiança na relação com o cliente. A confiança é o objetivo final do planejamento no marketing H2H. É o que vai fazer a relação empresa x cliente crescer a longo prazo e tornar as relações mais focadas no respeito, em elos emocionais e no atendimento personalizado. A partir desta humanização serão encontradas brechas e oportunidades para que a empresa se aproxime mais do consumidor e o convença a se tornar cliente.

Como se comunicar através do H2H?

O que eles falam, do que gostam, como sentem, o que pensam e de que forma eles querem ser tratados? Não, isto não é o comercial de um famoso programa jornalístico da TV e sim as perguntas que devem ser respondidas pelo gestor do marketing H2H na empresa. 

Entender as necessidades do cliente é fundamental para que a comunicação e estratégia de marketing human to human funcionem e as redes sociais serão importantes aliadas na pesquisa do perfil do consumidor. 

Já conhecendo um pouco mais sobre o seu cliente, as estratégias de marketing H2H devem mirar as suas emoções, sonhos e expectativas.  

Seja empático, pessoal, autêntico e inspirador. Coloque-se no lugar dele, fale o que o cliente precisa ouvir, mostre que a empresa o entende e também que deseja ir além de informações frias como nome e dados pessoais. 

A comunicação H2H deve explicar, orientar e fazer com que os consumidores entendam o produto, a proposta e o objetivo maior da empresa, algo que vai muito além do interesse comercial.

Como implementar o H2H na empresa?

Lembra do marketing B2B e do B2C que citamos no início deste artigo? 

Pois é, para implementar essa estratégia é preciso que a empresa rompa com os padrões culturais já estabelecidos com estes tipos de marketing. É preciso deixar de lado a mensagem complexa, fria, racional e comercial – comuns no marketing B2B e B2C. É necessário estabelecer uma nova comunicação, mais atraente, simples, interativa e próxima da realidade das pessoas, criando identificação do público consumidor com sua marca, cultura e valores.

Ao conscientizar os funcionários sobre a importância de um atendimento mais personalizado, a empresa já estará investindo em marketing H2H, pois a comunicação de uma empresa também é reflexo dos comportamentos de seus integrantes.

A comunicação H2H veio para ficar e já é tendência para as empresas modernas, que estão sempre monitorando o grau de satisfação dos seus clientes e estão de olho não apenas no comportamento do cliente, mas também como sua empresa se comporta em relação a ele.

O marketing digital a serviço do H2H

As empresas que são capazes de promover um marketing H2H têm uma tendência maior à fidelização de consumidores. Para isso, em primeiro lugar, é preciso facilitar a comunicação e aqui o marketing digital entra com força total.

É preciso oferecer aos clientes diferentes canais de atendimento e interatividade, como redes sociais, SAC, vídeos e conteúdos de qualidade que criem valor e ajudem a tornar o dia a dia do cliente mais fácil. Principalmente para essa nova sociedade, detentora de mais conhecimento e maiores exigências, e que busca o conforto acima de tudo.

A essência de qualquer ação dentro do marketing deve focar prioritariamente em conversar de maneira simples e eficaz com as pessoas.


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