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Endomarketing, o marketing feito sob medida para sua equipe

Todos sabemos que a busca por resultados positivos é sempre o objetivo final de toda empresa e isto passa por questões financeiras, estratégicas e operacionais, lógico. Porém, o que a maioria das empresas negligencia é justamente a sua cultura organizacional, e aí que o endomarketing tem um papel fundamental.

O endomarketing, como conceito, veio da área de administração e lança mão de estratégias do marketing convencional adaptadas e direcionadas para o público interno. Porém, seu objetivo não é apenas desenvolver uma imagem positiva da organização, mas, também, um ambiente que motive e desenvolva toda a equipe, consiga diminuir a rotatividade e também reter talentos (sempre descobertos pela concorrência) e desperte um maior engajamento dos colaboradores.

Segundo Cíntia Liberato, gerente de Comunicação Empresarial & Assuntos Corporativos da Cencosud Brasil, e cliente da Yayá, “uma boa comunicação melhora a convivência entre as pessoas e, como consequência, contribui para um bom ambiente no trabalho. Além disso, direciona a atuação dos colaboradores, gerando um maior envolvimento deles com o negócio e seus desafio.”

Uma equipe bem informada é uma equipe motivada. É por isso que o Endomarketing faz toda diferença.
Colaborador não. Embaixador!

Partindo do princípio de que o endomarketing tem o mesmo conceito do marketing convencional, com a diferença de que, em vez de lidar com concorrentes e consumidores, o seu público-alvo são os seus colaboradores, um dos seus maiores objetivos é justamente vender a própria imagem da empresa internamente e criar um ambiente em que todos se sintam motivados a manter o engajamento com a marca/empresa. E, para isto, é fundamental que se crie um eficiente canal de comunicação interna. “O acesso à informação clara e objetiva dá sentido ao trabalho realizado por cada um diariamente e faz com que todos sintam-se parte da empresa”, atesta Cíntia Liberato. O resultado de uma boa comunicação interna é a transformação dos trabalhadores em verdadeiros embaixadores da marca e, consequentemente, numa equipe mais motivada e uma produção mais elevada.

Como implementar o endomarketing?

Para implementar o marketing interno em sua companhia, é preciso, antes de tudo, entender algo fundamental: as dores e motivações do seus colaboradores. Comece buscando um entendimento completo sobre as reais necessidades de seu público-alvo. A partir deste conhecimento, é importante criar um ambiente interativo e colaborativo, de modo a incentivar o compartilhamento de feedbacks que possam gerar insights sobre as melhores formas de abordagem para o seu endomarketing. As redes sociais exclusivas, canais de intranet e eventos corporativos, por exemplo, são alternativas bastante utilizadas pelas empresas para se conseguir esta interatividade, comunicação e coesão da equipe.

Por fim, é importante ressaltar que nenhuma prática de endomarketing pode ser realizada com sucesso se a companhia não conta com uma história de fundo atraente para seus integrantes. É daí que vem toda a importância de conceitos como a missão, a visão e os valores do empreendimento. Somente com o conhecimento destes pilares por todos, pode se partir para a criação de campanhas e até mesmo de um slogan que seja capaz de resumir tudo isto para os colaboradores e, por tabela, de criar empolgação e fazê-los vestir, com orgulho, a camisa de empresa.

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