senar-2013O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural existe no sentido de organizar, administrar e executar as ações educativas da formação profissional rural e das atividades de promoção social da população rural no âmbito do Estado da Bahia; assistir entidades empregadoras em seus programas de qualificação profissional rural; estabelecer e difundir para o Estado as metodologias próprias para o ensino da formação profissional rural; e, coordenar, supervisionar e fiscalizar todo o processo de Formação Profissional Rural e da Promoção Social. Para além deste o SENAR-Ba exerce um determinante papel institucional de valorização da entidade e dos profissionais da área rural perante toda a sociedade baiana.

Nessa perspectiva, a comunicação do SENAR-AR/BA, no inicio de 2013 não vinha acontecendo de forma efetiva e estava sem estabelecer um estreito alinhamento com as diretrizes institucionais, principalmente aquelas voltadas ao dialogo com os representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora rural do estado. A presidência do SENAR foi auditada e neste sentido providenciou edital público para que  através de licitação pública, fossem contratados os serviços de comunicação e assim a Yayá Comunicação começou a desenvolver seus trabalhos onde buscou identificar e levantar as reais necessidades de Comunicação do SENAR-AR/BA.

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A Yayá passou a planejar e sistematizar as ações de comunicação, começando por diminuir os antigos conflitos existentes e buscou envolver os principais atores nas ações institucionais de forma participativa e democrática. Neste sentido foi implementado mecanismos que sistematizaram o fluxo e facilitaram os processos de informação e da comunicação do SENAR-AR/BA com seus públicos (interno e externo), tais como: uso dos meios de comunicação de massa corretos, Newsletter, e-mail MKT mensais, malas diretas, Informes da Presidência, entre outros.

Foram desenvolvidas táticas especificas para divulgação dos cursos de Aprendizagem Rural, Qualificação, Aperfeiçoamento, Atualização e Especialização, buscando usar sempre os meios corretos para atingir cada região e nestas ações foram usados meios de comunicação de massa e ações promocionais nas regionais.


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Detectamos falha no uso dos mecanismos de comunicação que ampliassem e disseminassem as informações institucionais e neste sentido foi implementado a produção do Relatório anual, participação em feiras e congressos da área rural, com participação sistemática do SENAR-BA no calendário de eventos do setor na escala Regional, Estadual e Nacional.

Diante da fraca imagem da entidade perante a sociedade baiana e do desconhecimento por parte dos trabalhadores rurais da Bahia sobre a instituição, a Yayá Comunicação sistematizou uma serie de ações de comunicação integrada para possibilitar aos grupos sociais que compartilham o mesmo espaço ou os mesmos interesses, ou mesmo àqueles que têm interesses conflitantes, a construírem consensos e firmarem parcerias, na busca por mudanças ou melhorias das suas realidades, galgando assim o esperado desenvolvimento através de oficinas de comunicação participativa. Este trabalho vem criando força nas regionais e ampliando o interesse do público pelas ações do SENAR.

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A Yayá vem trabalhando desde 2013 com a seguinte estratégia:

• Sistematização com cronograma anual das ações de comunicação entre o SENAR-AR/BA e os seus públicos.
• Criação de canais de comunicação para manter o público interno (membros do Conselho, membros da Diretoria e funcionários; representantes do governo, classe patronal rural; classe trabalhadora rural do estado) e o público externo (formadores de opinião, imprensa, universidades, sociedade baiana e outros) informados sobre as ações, agenda e demandas da entidade.
• Planejamento e criação de campanhas publicitárias que venham a difundir conceitos institucionais visando à promoção e fortalecimento da imagem e das práticas positivas da entidade.
• Promoção das práticas positivas e imagem a entidade entre instituições afins.

TÁTICA
• Mecanismos de comunicação:
√ programa de rádio mensal;
√ utilização de carro de som,
√ site atualizado diariamente com novos conteúdos;
√ boletim informativo (online) quinzenal;
√ jornal impresso mensal;
√ cartilhas institucionais por demanda;
√ cartilhas/folder para cursos por demanda;
√ cartazes por demanda;
√ revista/ relatório anual;
√ releases para a imprensa por demanda;
√ Presença com stand em eventos.

A implementação da sistemática explicitada já começa a mostrar resultados: no primeiro ano dos trabalhos, obtivemos um aumento de 35% no número se inscritos nos diversos cursos e seminários promovidos pelo Senar/BA.