O Colégio Integral é uma das principais instituições de ensino privadas da Bahia. Fundado inicialmente como um curso pré-vestibular, com o tempo passou a se dedicar à formação e ensino de jovens e crianças, provendo também ensino fundamental e médio. Com  20 anos de existência, o colégio segue a filosofia educacional do Prof. Hélio Rocha, uma das principais autoridades da Bahia em educação, mestre e educador de várias gerações.
Até mesmo por conta de sua origem, toda a comunicação desenvolvida pelo colégio nas décadas de 90 e 2000 era muito voltada aos resultados de aprovação em vestibulares e no resultado de seus alunos em concursos diversos. A estratégia, que se mostrava bastante eficiente inicialmente, começou a perder força, uma vez que o próprio mercado de educação sofreu profundas modificações ao longo do tempo, a saber:

PANFELTO A5_148X210

a) O surgimento de diversas instituições de ensino superior facilitou o acesso de alunos dos colégios particulares à faculdade. 
b) As principais universidades públicas estão passando por um processo de diminuição do antigo status, por conta da quantidade e duração de greves – e até mesmo pelo processo de sucateamento das mesmas. 
c) A redução da quantidade de vagas nas instituições públicas, por conta das políticas de cotas raciais e sociais adotadas pelo governo federal, fez com que muitos jovens passassem a considerar universidades e faculdades privadas como principal opção para a continuidade do seu processo educacional.

Deste modo, quando a Yayá Comunicação Integrada foi procurada pelo colégio, há cerca de quatro anos, já havia uma impressão por parte da direção de que a comunicação desenvolvida não atingia mais o público jovem. 
Por meio de pesquisas junto com o setor de marketing do colégio, identificamos que um dos principais atributos do colégio considerado positivo pelos alunos (o acolhimento, o calor humano da instituição) não fazia parte do seu repertório de diferenciais em sua comunicação, assim como também não era considerada outra vertente proporcionada internamente pela escola, que era o desenvolvimento das potencialidades de cada estudante de maneira bastante personalizada.

Esta constatação nos levou a desenvolver o conceito de que o Integral poderia ser um colégio diferente para cada aluno, ao desenvolver potencialidades específicas, o que o tornaria um “colégio único”.

colegio-integral-integralAs campanhas criadas a partir de então voltaram-se para o conceito de único, colégio atento a cada aluno e as demandas atuais do mercado. Houve um trabalho de comunicação interno intenso, com murais e peças que valorizavam do aluno a toda equipe funcional, buscando promover a auto estima de todos. Externamente, foram desenvolvidas campanhas voltadas para atrair novos jovens através de diversos programas de descontos progressivos.
Como resultado, vimos que o colégio que estava já há seis anos com perda de aluno consecutivamente passou a ter um crescimento médio de 10% ao ano, com redução significativa da evasão. Outro retorno positivo foi  o fortalecimento da imagem institucional da instituição perante a sociedade baiana, que passou a ver com bons olhos as ações promovidas pelo colégio. Um exemplo significativo é  o apoio ao esporte estadual, através de um dos seus programas progressivos em que jovens atletas recebem bolsas de estudo e incentivo à realização do esporte.

Campanha de matrículas 2016

OUTDOOR_BRENO

OUTDOOR_HELIO

OUTDOOR_IZAAC

 

Redes Sociais

Divulgação de datas marcantes nas redes sociais, ajudando a firmar o posicionamento estratégico do Colégio Integral.