cartaz velho chicoEm ação conjunta com o CBHSF, a Yayá Comunicação Integrada contribuiu para consolidar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico no calendário de eventos dos estados e municípios da bacia. A carranca, ícone histórico dos navegantes do São Francisco, é o mascote da ação, que se espalhou pelas cidades ribeirinhas, repercutindo intensamente nos veículos de mídia mais importantes do Brasil. A campanha foi lançada em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da opinião pública brasileira para os problemas do rio e envolveu uma estratégia articulada de divulgação: dos anúncios institucionais às redes sociais; da mobilização social nas regiões à assessoria de imprensa voltada para jornais, rádios, televisões, sites e blogs, a grande finalidade foi ressaltar a importância do rio São Francisco para as comunidades locais – dependentes de sua água para abastecimento, agricultura, pesca, navegação, turismo etc. – e recuperar o seu simbolismo no imaginário do povo brasileiro.

A campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico conseguiu efetivamente mobilizar as populações ribeirinhas das diversas regiões da bacia. De Penedo (AL), passando por Petrolina (PE), Juazeiro e Bom Jesus da Lapa (BA) até Lagoa da Prata (MG) foi possível perceber o amplo alcance da ação, unindo esforços a favor do uso mais racional das águas do São Francisco e da implantação e defesa de práticas que levem à sustentabilidade e proteção ambiental.