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5 tendências de marketing digital para ficar de olho

2020 chegou com tudo e presenciamos diversas mudanças no ecossistema do marketing digital. No ano que passou, muitas mudanças ocorreram e a maior parte dos aprendizados que colhemos estão se desdobrando em tendências para os próximos anos. Reunimos neste texto o que temos visto no mercado brasileiro e internacional, as principais tendências apontadas por pesquisas e veículos para trazer para você aplicar no marketing digital da sua empresa:

1. Realidade Virtual.

Atualmente, vivemos em um mundo hiperconectado e todos os dias novos canais são criados para o consumo dos usuários, gerando cada vez mais dados e informações para serem analisadas pelas organizações.

Nos próximos anos, o uso da realidade virtual irá consolidar, visto que esta já é uma oferta existente no mercado de entretenimento e domina a área de games. No live marketing, a realidade virtual já é uma tendência que possibilidades para ativações e criação de novas experiências. Um bom exemplo dessa tecnologia, são os filtros destinados ao Stories do Instagram que tem proporcionado experiências divertidas e dinâmicas para os usuários, abrindo novas oportunidades de inserções para marcas.

2. Privacidade e Pessoalidade

Um dos comportamentos observados em 2019 foi a busca pela privacidade e com isso, surgiu o chamado dark social, uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos usuários. O conceito que surgiu em 2012, se refere ao compartilhamento de conteúdo através de canais privados, ou seja, aqueles que não conseguimos monitorar. O que só confirma a tendência de que as conversas entre “creators”, marcas e audiência estão deixando de ser públicas para se tornarem privadas e mais pessoais do que nunca!

Portanto, a nossa dica é: conheça a sua audiência e invista cada vez mais na personalização do seu conteúdo. Dessa forma, você será capaz de criar conexões reais com os seus seguidores e estabelecer uma relação que vai além do compartilhamento.

3. + Grupos, – Feed!

Já faz algum tempo que as pessoas vêm dizendo que o Facebook morreu, afinal de contas, houve uma grande evasão de usuários e o volume de compartilhamentos via feed público diminuiu muito. Porém, a maior rede do grupo está muito longe de estar morta. O compartilhamento, continua sendo o carro chefe da rede, a forma de compartilhar é que se transformou migrando do feed para os grupos privados.

Com o objetivo de manter os usuários na plataforma, o Facebook tem investido cada vez mais nos grupos como uma aposta para criar comunidades dentro da própria rede. O formato, permite que os usuários discutam sobre assuntos específicos e de nicho com maior facilidade, compartilhem conhecimento e se conectem de forma mais pessoal entre si, tudo isso um só lugar! Esta ferramenta, representa uma grande oportunidade para marcas e empresas que desejem distribuir conteúdo relevante com foco no usuário e nos seus problemas/dúvidas reais gerando assim um engajamento natural.  

4. O fim do alcance orgânico

Se você já usa o Instagram ou Facebook no dia a dia da sua empresa, deve ter percebido que o alcance orgânico das publicações têm diminuído muito e a tendência é que ele caia ainda mais. Isso significa, que será cada vez mais necessário investir em anúncios pagos para conseguir bons resultados e alcançar usuários qualificados para o seu produto/serviço.  

A boa notícia é que além dos recursos nativos das plataformas que estão se consolidando como por exemplo, o Marketplace que permite gerar vendas diretas nas redes sociais, muitas novidades estão vindo por aí. E recursos do Google ADs e outros também migrarão para a publicidade no Instagram permitindo que as empresas explorem cada vez mais as possibilidades dos anúncios. 

5. A vez da voz

O ano de 2019, foi sem dúvidas, o ano dos podcasts. E por mais que este formato de mídia não seja novidade, recentemente foi popularizado entre “conteudistas” e, principalmente, marcas. No Brasil, eles começaram a ser produzidos em 2005 e alguns dos pioneiros, seguem no ar até hoje, como é o caso do Nerdcast e Café Brasil. O formato, que é extremamente versátil, abre possibilidades de consumo e produção de conteúdo patrocinado em áudio com alto índice de penetração complementando a jornada do consumidor, sendo facilmente encaixado em momentos como os momentos no trânsito ou uma alternativa para consumo de conteúdo em segundo plano durante a realização de uma outra atividade.

Aqui na Yayá estamos sempre acompanhando as tendências e mudanças do mercado para aplicar estratégias com inteligência ao seu negócio. E agora que você já sabe no que ficar de olho, que tal aplicar algumas dessas tendências a estratégia de marketing digital a sua marca? Entre em contato conosco para saber mais.